Efeito Da Composição Química Sobre A Cinética De Transformação De Fases De Aços Baixo Carbono Microligados Laminados Pelo Processo Steckel

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 14
- File Size:
- 2226 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
Ao final do processamento termomecânico nos laminadores do tipo Steckel, a tira laminada, já com sua espessura final, é submetida ao resfriamento controlado que geralmente é feito por uma cadeia regulável de aspersores de água. Este resfriamento promove as transformações de fases desejadas para que a microestrutura final do produto laminado confira a ele propriedades mecânicas adequadas para desempenhar com qualidade as funções de aplicação. Neste contexto, o conhecimento dos efeitos da composição química do aço sobre a cinética de transformação de fases possibilitará a adequação de parâmetros operacionais do laminador e do sistema de resfriamento. Reconhecendo a importância deste aspecto, este trabalho estudou a influência da composição química sobre a cinética de transformação de fases dos aços LNE 380 e API X65. Os dois aços foram submetidos a ensaios dilatométricos, metalográficos e de dureza. Ao final do estudo, concluiu-se que, comparados aos efeitos do Nb e Ti, o teor de Mn parece ser o fator com maior influência sobre as temperaturas de início e final tanto de austenitização como de decomposição da austenita durante o resfriamento contínuo. O aumento controlado no teor de Mn possivelmente potencializa o refinamento da microestrutura na etapa de resfriamento.
Citation
APA:
(2017) Efeito Da Composição Química Sobre A Cinética De Transformação De Fases De Aços Baixo Carbono Microligados Laminados Pelo Processo SteckelMLA: Efeito Da Composição Química Sobre A Cinética De Transformação De Fases De Aços Baixo Carbono Microligados Laminados Pelo Processo Steckel . Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.