Efeito Da Razão R Entre Tensões Na Resistência Ao Crescimento De Trinca Por Fadiga De Cinco Aços De Aplicação Em Trilho Ferroviário

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1704 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
Neste trabalho foi avaliado o comportamento de propagação de trinca por fadiga de cinco aços utilizados na fabricação de trilhos empregados na construção e manutenção de vias permanentes brasileiras, por meio da realização de ensaios de propagação de trinca por fadiga (da/dN x ?K), utilizando-se a razão de tensões de carregamento R = 0,7 e comparação com os resultados obtidos com R = 0,1. Vários modelos de previsão do comportamento em fadiga foram avaliados. Observou-se a influência de R nos valores mais próximos ao limiar ?KTH, com diminuição considerável no valor de ?KTH para R = 0,7. Dentre os modelos matemáticos usados no ajuste das curvas sigmoidais da/dN x ?K, o que forneceu melhor ajuste foi o ajuste de Hartman e Schijve. O parâmetro K? proposto por Kujawski reduziu os efeitos de R na tentativa de unificar os dados em uma única e estreita banda de dispersão, porém, na Região I da curva, os dados ainda ficaram bastante dispersos.
Citation
APA:
(2017) Efeito Da Razão R Entre Tensões Na Resistência Ao Crescimento De Trinca Por Fadiga De Cinco Aços De Aplicação Em Trilho FerroviárioMLA: Efeito Da Razão R Entre Tensões Na Resistência Ao Crescimento De Trinca Por Fadiga De Cinco Aços De Aplicação Em Trilho Ferroviário. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.