Efeito Da Temperatura E Tempo Sobre A Reatividade E Resistência Do Coque Após A Reação Ao Co2

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Guilherme Bougleux Michelin Assunção
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
9
File Size:
1058 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

O projeto visa o estudo da reatividade e da resistência do coque, combustível tradicionalmente utilizado na siderurgia, relacionando às diversas condições presentes no alto-forno. Para a realização da pesquisa, foram utilizadas amostras de coque de uma empresa siderúrgica nacional. O coque foi analisado através dos ensaios Coke Reactivity Index (CRI) e Coke Strength After Reaction (CSR) no Laboratório de Processos Metalúrgicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os testes foram realizados em tempos e temperaturas pré-determinados para simular as diversas zonas percorridas durante a descida do termo-redutor nos altos-fornos. Os resultados mostraram a viabilidade termodinâmica da gaseificação do coque a partir de 900°C, sendo possível calcular a energia de ativação da reação de Boudouard a 1100°C, e a correlação entre CRI e CSR coque.
Citation

APA: Guilherme Bougleux Michelin Assunção  (2017)  Efeito Da Temperatura E Tempo Sobre A Reatividade E Resistência Do Coque Após A Reação Ao Co2

MLA: Guilherme Bougleux Michelin Assunção Efeito Da Temperatura E Tempo Sobre A Reatividade E Resistência Do Coque Após A Reação Ao Co2. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account