Efeito Do Nióbio No Comportamento Microestrutural Do Aço Inoxidável Astm 409 Bi Estabilizado Ao Ti E Nb Em Comparação A Um Aço Astm 409 Mono-estabilizado Ao Ti

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 9
- File Size:
- 2579 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
A estabilização do aço inoxidável ferrítico ASTM 409 na aplicação em sistemas de exaustão de automóveis é cada vez mais exigida em função do aumento das garantias e de desempenho neste sistema, particularmente em temperaturas mais elevadas dos gases de escape. O Ti é um dos elementos mais utilizado como estabilizante da estrutura ferrítica. No entanto, teores elevados deste elemento pioram as condições de lingotabilidade durante a produção do aço, aumentando a sua suscetibilidade a problemas de qualidade superficial. Desta forma, a dupla estabilização com Ti e Nb é uma solução para reduzir o teor de titânio. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar o efeito da adição de Nb na microestrutura por meio da comparação entre o aço ferrítico estabilizado ao Ti (409H) e bi-estabilizado ao Ti e Nb (409S). Os resultados deste trabalho mostraram que o aço 409S é afetado diretamente pela microestrutura mais deformada após laminação a quente em relação ao aço 409H, gerando maior força motriz para recristalização no recozimento final.
Citation
APA:
(2017) Efeito Do Nióbio No Comportamento Microestrutural Do Aço Inoxidável Astm 409 Bi Estabilizado Ao Ti E Nb Em Comparação A Um Aço Astm 409 Mono-estabilizado Ao TiMLA: Efeito Do Nióbio No Comportamento Microestrutural Do Aço Inoxidável Astm 409 Bi Estabilizado Ao Ti E Nb Em Comparação A Um Aço Astm 409 Mono-estabilizado Ao Ti. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.