Ensaio De Impacto Charpy Em Matrix Epoxídica Reforçada Com Fibras Contínuas De Fique

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Giulio Rodrigues Altoé
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
7
File Size:
869 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

Fibras de fique (Furcraea Andina) estão entre as lignocelulósicas naturais com grande potencial para utilização em compósitos poliméricos. O presente trabalho avalia a resistência ao impacto deste tipo de compósito com matriz epoxídica reforçada com diferentes percentuais de fibras de fique. As fibras foram embutidas sob pressão em mistura com resina epóxi DGEBA/TETA curada à temperatura ambiente por 24 horas. Os corpos de prova normalizados foram confeccionados com percentuais de até 30% em volume de fibras de fique alinhadas ao longo de todo o comprimento, estes corpos de prova foram então ensaiados em pêndulo de impacto Charpy e as superfícies de fratura analisadas por microscopia eletrônica de varredura, MEV. A resistência ao impacto aumentou substancialmente com a quantidade relativa de fibra de fique reforçando o compósito. Este desempenho foi associado à dificuldade de ruptura imposta pelas fibras bem como ao tipo de trincas resultantes da interação fibra de fique/matriz epoxídica que ajuda a absorver a energia do impacto.
Citation

APA: Giulio Rodrigues Altoé  (2017)  Ensaio De Impacto Charpy Em Matrix Epoxídica Reforçada Com Fibras Contínuas De Fique

MLA: Giulio Rodrigues Altoé Ensaio De Impacto Charpy Em Matrix Epoxídica Reforçada Com Fibras Contínuas De Fique. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account