Ensaios De Tração Comparativos Entre Compósitos Reforçados Com Curauá E Compósitos Reforçados Com Fibras De Vidro

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Luís Carlos da Silva
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
7
File Size:
675 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

Atualmente, uma das principais preocupações da humanidade está relacionada à questões ambientais, que motivam pesquisas para o desenvolvimento de materiais com recursos renováveis e amigáveis com o meio ambiente. No entanto, este estudo pretende comparar, à resistência dos compósitos reforçados com fibras naturais, portanto, favoráveis ao meio ambiente e compósitos reforçados com fibras de vidro, que por sua vez têm impactos ambientais desde a fabricação até à disposição. Treze compósitos foram confeccionados para essa pesquisa, contendo 0% de fibra, 30% de fibras de curauá e 30% de fibras de vidro em matriz epóxi e testados em uma máquina de tração. Os resultados mostraram valores mais altos para as amostras reforçadas com fibras de vidro, no entanto, para relacionar a tensão do compósito com à sua densidade de fibra, verificou-se que os compósitos reforçados com fibras naturais apresentaram resultados melhores do que os produzidos com fibras de vidro. Concluindo, pelo ponto de vista da propriedade mecânica, as fibras de vidro podem ser substituídas pelas fibras de curauá.
Citation

APA: Luís Carlos da Silva  (2017)  Ensaios De Tração Comparativos Entre Compósitos Reforçados Com Curauá E Compósitos Reforçados Com Fibras De Vidro

MLA: Luís Carlos da Silva Ensaios De Tração Comparativos Entre Compósitos Reforçados Com Curauá E Compósitos Reforçados Com Fibras De Vidro. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account