Estudo Da Ductilidade A Quente De Vergalhões Laminados Sem Uso Da Etapa De Reaquecimento

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Francisco Alberto Marreiros da Rocha Filho
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
12
File Size:
1461 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

No processo de laminação a quente ocorre ocasionalmente a perda de ductilidade a quente que pode causar o fenômeno denominado como “abertura de cabeça” da barra durante a sequência de passes. Essa perda de ductilidade a quente pode ser severa e causar interrupções no processo produtivo. Esse fenômeno pode estar associado a diversos fatores entre eles: composição química do aço; defeitos presentes no tarugo; condições do processo de laminação; e temperatura do aço durante o processo, principalmente nos passes de desbaste e intermediários de laminação. No processo em estudo, a perda de ductilidade a quente ocorre associada à laminação de vergalhões a partir de tarugos oriundos diretamente do lingotamento contínuo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência da temperatura e da microestrutura formada ao longo do processo na perda de ductilidade a quente das barras através de um exame comparativo entre os vergalhões laminados com e sem o uso da etapa de reaquecimento.
Citation

APA: Francisco Alberto Marreiros da Rocha Filho  (2017)  Estudo Da Ductilidade A Quente De Vergalhões Laminados Sem Uso Da Etapa De Reaquecimento

MLA: Francisco Alberto Marreiros da Rocha Filho Estudo Da Ductilidade A Quente De Vergalhões Laminados Sem Uso Da Etapa De Reaquecimento. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account