Evidência Da Precipitação Da Fase Z No Aço Inoxidável Austenítico Alto Nitrogênio Astm F 1586 Por Relaxação De Tensão

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Eden Santos Silva
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
14
File Size:
2199 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

Usando os testes de torção a quente isotérmico contínuo e relaxação de tensão determinou-se as curvas de escoamento plástico e de relaxação de tensão, juntamente com a evolução mecânica e microestrutural do aço inoxidável austenítico ISO 5832-9 segundo as condições de deformação expressa pelo parâmetro de Zener-Hollomon (Z). Equações constitutivas foram usadas para avaliar e prever o amaciamento dinâmico. Verificou-se que os níveis de tensões são elevados com alto valor de energia de ativação aparente e descolamento da deformação crítica e de pico para as condições de alto Z. A tensão crítica encontra-se muito próxima do pico de tensão produzindo um retardo no início da recristalização dinâmica. Além do pico vê-se que o estado estacionário de tensões é alcançado para grandes deformações evidenciando um atraso no amaciamento dinâmico. Este comportamento é consequência da moderada valor de energia de falha de empilhamento (EFE), átomos de soluto em solução sólida (Nb, N, Mo) e presença de partículas de precipitados da fase Z (NbCrN) reduzindo a mobilidade das discordâncias e contornos de grãos retardando a cinética de recristalização.
Citation

APA: Eden Santos Silva  (2017)  Evidência Da Precipitação Da Fase Z No Aço Inoxidável Austenítico Alto Nitrogênio Astm F 1586 Por Relaxação De Tensão

MLA: Eden Santos Silva Evidência Da Precipitação Da Fase Z No Aço Inoxidável Austenítico Alto Nitrogênio Astm F 1586 Por Relaxação De Tensão. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account