Influência Da Adição De Nióbio E Molibdênio Na Decomposição Isotérmica Da Austenita Em Aço 0,7%c

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Felipe Pereira Finamor
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
10
File Size:
1795 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

O aumento da razão da carga transportada por eixo tem sido fundamental para redução dos custos do transporte ferroviário, exigindo rodas de maior resistência mecânica, mas com tenacidade assegurada. Uma das estratégias é se adicionar aos aços microadições (< 0,5 % em massa) de nióbio e ou vanádio, os quais, em solução sólida na austenita atrasam sua decomposição em produtos difusionais, elevando a resistência mecânica dos aços. Neste trabalho foram avaliados dois aços com 0,7%C microligados ou não ao nióbio e molibdênio e produzidos pela MWL Brasil para a fabricação de rodas ferroviárias segundo a classe D da AAR (Association of American Railroads). Foram realizados ensaios dilatométricos em regime isotérmico com um dilatômetro Bähr DIL 805A do Laboratório de Transformação de Fases da Escola Politécnica da USP e análises metalográficas por microscopia eletrônica de varredura e microscopia ótica. Observaram-se atrasos na cinética de transformação austenita/perlita através da microadição de nióbio e molibdênio na ordem de 4 vezes, uma diminuição do espaçamento interlamelar da perlita transformada a 600ºC da ordem de 15% e um pequeno aumento da dureza dos produtos de reação no aço microligado.
Citation

APA: Felipe Pereira Finamor  (2017)  Influência Da Adição De Nióbio E Molibdênio Na Decomposição Isotérmica Da Austenita Em Aço 0,7%c

MLA: Felipe Pereira Finamor Influência Da Adição De Nióbio E Molibdênio Na Decomposição Isotérmica Da Austenita Em Aço 0,7%c. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account