Influência Da Porcentagem De Magnésio E Do Superaquecimento Na Microestrutura De Ligas Alumínio- Magnésio Solidificadas Unidirecionalmente

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 1577 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
O alumínio por suas excelentes características físico químicas é empregado na indústria civil, automotiva, naval e aeroespacial. As características mecânicas dos sistemas solidificados dependem do arranjo microestrutural, mais especificamente do tamanho de grão, espaçamentos celulares ou dendríticos, das heterogeneidades de composição química, do tamanho, forma, distribuição das inclusões e das porosidades. A fusão de metais e, consequentemente, a solidificação, são etapas importantes na obtenção dos metais. Neste estudo iremos investigar a solidificação vertical ascendente em regime transiente do sistema Al-Mg. Está análise investigou experimentalmente o efeito das composições e dos superaquecimentos nas microestruturas solidificadas. Durante a fabricação dos lingotes, foram mapeadas a solidificação de cada liga. As microestruturas obtidas evidenciaram um aspecto essencialmente dendrítico, verificados através da microscopia óptica. É estabelecido no trabalho uma comparação entre os espaçamentos dendríticos primário (EDP ou ?1) e secundário (EDS ou ?2) em relação adição de 1, 3 e 5% de Mg e com patamares de superaquecimento (?TV) variando em 20, 40 e 60ºC.A variação do superaquecimento e da composição química dos lingotes teve influência nos espaçamentos dendríticos, verificados nas medições transversais e longitudinais dos lingotes. Para cada posição analisada foram obtidas uma média dos valores e o respectivo intervalo de dispersão.
Citation
APA:
(2017) Influência Da Porcentagem De Magnésio E Do Superaquecimento Na Microestrutura De Ligas Alumínio- Magnésio Solidificadas UnidirecionalmenteMLA: Influência Da Porcentagem De Magnésio E Do Superaquecimento Na Microestrutura De Ligas Alumínio- Magnésio Solidificadas Unidirecionalmente. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.