Influência Da Radiação Ultravioleta No Comportamento Mecânico De Compósitos Laminados De Polietileno De Baixa Densidade (Pebd) Unidos Por Resina A Base Etilcianoacrilato E Por Silicone

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 12
- File Size:
- 1268 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
Os materiais poliméricos são sensíveis a radiação ultravioleta, acarretando mudanças em suas propriedades. Sob esta perspectiva, o presente estudo expôs o polietileno de baixa densidade (PEBD) a radiação ultravioleta por 150 e 300 horas. A avaliação físico-química e a caracterização mecânica foram realizadas para verificar as mudanças macromoleculares produzidas por tal radiação e confirmadas por exame visual. Diante dos resultados, confirmou-se a ocorrência de degradação, através da presença de ruptura de cadeias, além da produção de reticulação, e um sutil decréscimo da cristalinidade. O ensaio de tração confirmou a fragilização produzida pela radiação. O desempenho balístico das placas fixadas por adesivo a base de etilcianoacrilato produziram delaminação, ao contrário do observado nas placas fixadas por silicone.
Citation
APA:
(2017) Influência Da Radiação Ultravioleta No Comportamento Mecânico De Compósitos Laminados De Polietileno De Baixa Densidade (Pebd) Unidos Por Resina A Base Etilcianoacrilato E Por SiliconeMLA: Influência Da Radiação Ultravioleta No Comportamento Mecânico De Compósitos Laminados De Polietileno De Baixa Densidade (Pebd) Unidos Por Resina A Base Etilcianoacrilato E Por Silicone . Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.