Influência Da Temperatura De Revenimento De Aços Baixo Carbono Na Cinética De Formação Da Camada De Fosfato De Manganês

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Raquel de Carvalho Reis
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
9
File Size:
1366 KB
Publication Date:
Aug 16, 2017

Abstract

A fosfatização é um pré-tratamento superficial que tem como principais funções: a lubrificação, proteção contra corrosão e proteção contra abrasão. Os metais fosfatizantes mais comumente utilizados são o zinco, manganês e o ferro, sendo o zinco o mais aplicado nas indústrias siderúrgicas, automobilísticas e de linha branca. Atualmente, grande parte das pesquisas relacionadas aos processos de fosfatização é referente ao fosfato de zinco, sendo escasso o estudo sobre fosfato de manganês. O objetivo deste trabalho foi estudar a cinética de formação da camada de fosfato de manganês em aços baixo carbono, analisando a influência do substrato na formação da camada fosfatizada. As análises foram baseadas na obtenção das curvas de ganho de massa, sendo caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura. Os resultados indicaram que para o substrato constituído essencialmente de martensita revenida, uma maior quantidade de carbonetos resultou em uma menor taxa de ganho de massa, pois estes funcionam como sítios ativos no processo de fosfatização, fazendo com que exista uma maior densidade de núcleos.
Citation

APA: Raquel de Carvalho Reis  (2017)  Influência Da Temperatura De Revenimento De Aços Baixo Carbono Na Cinética De Formação Da Camada De Fosfato De Manganês

MLA: Raquel de Carvalho Reis Influência Da Temperatura De Revenimento De Aços Baixo Carbono Na Cinética De Formação Da Camada De Fosfato De Manganês. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account