Influência Do Dispersante Aglp Na Flotação, Sedimentação E Filtração Do Concentrado De Zinco Silicatado De Vazante

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Marina de Menezes Lopes
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
9
File Size:
1042 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

Sabe-se que a presença de ultrafinos em plantas de beneficiamento de minérios pode comprometer a eficiência dos processos principalmente os de flotação, uma vez que fenômenos como o slime coating e o arraste hidrodinâmico das partículas ocorrem fortemente. Além disso, concentrados contendo uma proporção significativa de ultrafinos terão dificuldade de serem filtrados gerando tortas de alta umidade. Este trabalho teve por objetivo estudar o efeito do dispersante AGLP consumido atualmente na planta de beneficiamento da Votorantim Metais Vazante, na flotação do minério silicatado de zinco e avaliar o efeito da sua dosagem na umidade do concentrado final produzido. Para tanto foi realizada a caracterização granulométrica das amostras e conduzidos testes de bancada de sedimentação, filtração e flotação em diferentes dosagens de AGLP. Como era de se esperar, os resultados identificaram que o concentrado de granulometria mais grosseira obteve melhor sedimentação e umidade. Já os testes de flotação indicaram que a dosagem ótima do dispersante em torno de 400g/t garante um concentrado de qualidade, sem perda de recuperação metalúrgica e com umidade adequada para que seja transportado.
Citation

APA: Marina de Menezes Lopes  (2017)  Influência Do Dispersante Aglp Na Flotação, Sedimentação E Filtração Do Concentrado De Zinco Silicatado De Vazante

MLA: Marina de Menezes Lopes Influência Do Dispersante Aglp Na Flotação, Sedimentação E Filtração Do Concentrado De Zinco Silicatado De Vazante. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account