Influência Do Ph Na Morfologia E Remoção De Magnésio Do Licor De Lixiviação Do Níquel

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Kristine Bruce Wanderley
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
11
File Size:
1453 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

A lixiviação com ácido sulfúrico de minérios lateríticos resulta na geração de enormes volumes de rejeito que são encaminhados para barragens de rejeitos. Todavia, é possível recuperar os metais perdidos e contidos nas barragens. Dentre os metais presentes no rejeito está o magnésio, que pode ser removido por cristalização a alta temperatura. Fatores como temperatura, pH, agitação e tempo de residência podem afetar o produto final e remoção do magnésio da solução. Portanto, o presente estudo propõe avaliar a influência do pH na remoção de Mg2+ de uma solução sintética e analisar a morfologia dos cristais formados. A técnica empregada foi a cristalização a alta temperatura e pressão, realizada em um reator sob pressão. O pH foi variado na faixa de 1-5 utilizando-se H2SO4 1M. A temperatura, tempo de residência e agitação foram mantidos constantes a 230°C, 5 horas e 1000 rpm, respectivamente. A solução residual foi analisada por cromatografia de íons e a morfologia dos cristais por MEV-EDS. A maior remoção do Mg+2 da solução foi em pH 5,57 e a morfologia do produto é favorecido nesse pH. Abaixo desse pH os cristais formados apresentaram morfologia esférica.
Citation

APA: Kristine Bruce Wanderley  (2017)  Influência Do Ph Na Morfologia E Remoção De Magnésio Do Licor De Lixiviação Do Níquel

MLA: Kristine Bruce Wanderley Influência Do Ph Na Morfologia E Remoção De Magnésio Do Licor De Lixiviação Do Níquel. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account