Influência Do Tamanho De Partículas Para Simulação Pelo Método Dos Elementos Discretos Em Avaliação De Um Misturador Horizontal

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 10
- File Size:
- 1294 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
Dentre as etapas de pelotização de minério de ferro, a fase de mistura tem grande importância devido ser responsável por dar homogeneidade a aos insumos e minério que serão processados nas etapas seguintes. Desta forma ela ajuda a garantir a boa formação das pelotas verdes e seu posterior endurecimento na etapa de queima. No desenvolvimento de misturadores, o auxílio de ferramentas de simulação são uteis para o correto dimensionamento destes equipamentos. Nos últimos anos a utilização do método dos elementos discretos (DEM) tem sido implementada para este fim e por isto vários cuidados têm sido tomados para ter-se resultados compatíveis com o comportamento real das partículas. Entre os fatores que podem inviabilizar o uso do método dos elementos discretos, o tempo e capacidade de processamento computacional tem sido um dos mais impactantes. Assim, este trabalho foi desenvolvido de forma a avaliar a influência do tamanho das partículas no resultado de capacidade de mistura de um misturador horizontal. Para isto, foi feito o escalonamento do modelo de um misturador e testado dois tamanhos de partícula avaliando o comportamento da mistura ao longo do tempo e o seu índice de mistura Lacey. Como resultado, pode-se verificar que o tamanho da partícula tem influência direta no resultado da simulação e que cuidados devem ser tomados no escalonamento destas para que haja compatibilidade entre as simulações e o comportamento real do sistema.
Citation
APA:
(2017) Influência Do Tamanho De Partículas Para Simulação Pelo Método Dos Elementos Discretos Em Avaliação De Um Misturador HorizontalMLA: Influência Do Tamanho De Partículas Para Simulação Pelo Método Dos Elementos Discretos Em Avaliação De Um Misturador Horizontal. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.