Levantamento Das Propriedades Mecanicas De Compósitos De Matriz Termoplástica Reforçados Com Fibras Longas De Bambu Pela Analise De Distribuição Estatistica De Weibull

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 7
- File Size:
- 849 KB
- Publication Date:
- Aug 16, 2017
Abstract
Nos dias atuais ha uma busca por materiais que sejam ecologicamente responsáveis portanto, tenham um baixo custo, boa resistência mecânica e usem uma matéria-prima biodegradável e renovável. Os compósitos reforçados com fibras naturais são uma saída para esta problemática. As fibras de bambu são altamente resistentes a tração e podem ser extraídas como fibras longas, como as fibras de sisal. O que as torna ideais para reforços naturais para compósitos. Em uma maneira clara este artigo apresenta uma forma estatística de obter as propriedades mecânicas de materiais, sendo estas propriedades não muito constantes dentro do material, o que é o caso. Usamos uma ferramenta estatística chamada de distribuição de Weibull, pois esta distribuição prevê muito bem a falha de vários sistemas físicos, no qual a fratura frágil se encontra. Aplicarse- á este método nos resultados obtidos em ensaios de tração uniaxial de compósitos, reforçados com fibras de bambu para levantamento das propriedades mecânicas, realizados de acordo com a norma ASTM D3039 neste trabalho foram utilizados polipropileno virgem e reciclado para a confecção dos compósitos. Como a observado em muitos outros trabalhos a distribuição de Weibull conseguiu prever muito bem uma media para as propriedades mecânicas do material compósito.
Citation
APA:
(2017) Levantamento Das Propriedades Mecanicas De Compósitos De Matriz Termoplástica Reforçados Com Fibras Longas De Bambu Pela Analise De Distribuição Estatistica De WeibullMLA: Levantamento Das Propriedades Mecanicas De Compósitos De Matriz Termoplástica Reforçados Com Fibras Longas De Bambu Pela Analise De Distribuição Estatistica De Weibull. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.