Limites De Deformação (M) Para Validade Da Mecânica Da Fratura Elasto-plástica Monoparamétrica (Integral J) Em Corpos De Provas Se(B), C(T) E Se(T)

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Gustavo Henrique Bolognesi Donato
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
12
File Size:
1905 KB
Publication Date:
Aug 17, 2017

Abstract

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de critérios objetivos para a garantia de validade da mecânica da fratura elasto-plástica monoparamétrica, utilizando o parâmetro integral J como descritor dos campos de tensões, deformações e deslocamentos à frente de um defeito do tipo trinca. O mais importante na vertente monoparamétrica da mecânica da fratura é garantir que os campos de tensões no corpo de prova laboratorial sejam comparáveis com os existentes em uma estrutura real para cujo projeto as propriedades retiradas do corpo de prova serão utilizadas (conceito este denominado similitude). Para estabelecer critérios objetivos para a existência de similitude, esse trabalho comparou os campos de tensões obtidos de estruturas de referência sob alta triaxialidade de tensões (MBL) com aqueles obtidos de corpos de provas de mecânica da fratura em escala de laboratório. A matriz de análise permitiu a determinação dos limites de deformação M para geometrias C(T), SE(B) e SE(T) de diversas configurações e para uma faixa de propriedades de material característica de aços estruturais aplicáveis a vasos de pressão e dutos. Os resultados demonstram a baixa restrição à plasticidade de corpos de prova SE(B) e SE(T) com trincas rasas e os efeitos de profundidade de trinca e espessura nos resultados de M. Ainda, alguns comportamentos inesperados foram evidenciados, como no caso em que (para condições particulares de profundidade de trincas) corpos de prova mais finos apresentaram maior restrição a plasticidade do que amostras mais espessas. Sendo assim, o trabalho oferece uma base objetiva para que a similitude seja garantida nas avaliações de integridade estrutural baseadas na mecânica da fratura elasto-plástica suportada pela integral J, seja com seus valores críticos (Jc) ou curvas J-R.
Citation

APA: Gustavo Henrique Bolognesi Donato  (2017)  Limites De Deformação (M) Para Validade Da Mecânica Da Fratura Elasto-plástica Monoparamétrica (Integral J) Em Corpos De Provas Se(B), C(T) E Se(T)

MLA: Gustavo Henrique Bolognesi Donato Limites De Deformação (M) Para Validade Da Mecânica Da Fratura Elasto-plástica Monoparamétrica (Integral J) Em Corpos De Provas Se(B), C(T) E Se(T). Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account