Projeção Robotizada De Massa Refratária Para Proteção Dos Staves Do Alto-forno 2 Da Thyssenkrupp CSA

Associacao Brasileira de Metalurgia,  Materiais e Mineracao
Eustaquio Vieira Junior
Organization:
Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
Pages:
8
File Size:
747 KB
Publication Date:
Oct 30, 2017

Abstract

O Alto-Forno 2 da thyssenkrupp CSA, no Rio de Janeiro, iniciou sua primeira campanha em 16 de dezembro de 2010. No decorrer de sua campanha, verificou-se problemas de deslocamento de staves de ferro fundido, deformação dos staves de cobre e desgaste acentuado do refratário do top cone. Na análise dos eventos adotou-se a inspeção por vídeo endoscopia e em seguida foram tomadas algumas ações para recuperação e preservação do Alto-Forno 2, sendo estendidas também do Alto-Forno 1. Dentre as ações de preservação dos Altos-Fornos destaca-se a projeção robotizada de material refratário, shotcrete, visando reduzir o desgaste acentuado dos staves e deterioração de suas tubulações de refrigeração. O trabalho apresenta o detalhamento das técnicas utilizadas e seleção de materiais assim como os preparativos operacionais que garantiram o bom desempenho do Alto-Forno 2 nos momentos que antecederam a parada e após seu retorno à operação, mostrando que a atividade é viável do ponto de vista técnico e financeiro.
Citation

APA: Eustaquio Vieira Junior  (2017)  Projeção Robotizada De Massa Refratária Para Proteção Dos Staves Do Alto-forno 2 Da Thyssenkrupp CSA

MLA: Eustaquio Vieira Junior Projeção Robotizada De Massa Refratária Para Proteção Dos Staves Do Alto-forno 2 Da Thyssenkrupp CSA. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.

Export
Purchase this Article for $25.00

Create a Guest account to purchase this file
- or -
Log in to your existing Guest account