Um Diagnóstico Dos Cursos De Graduação Em Engenharia De Minas E Realização De Um Comparativo Com Cursos De Outros Países Com Grande Produção Mineral

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 8
- File Size:
- 934 KB
- Publication Date:
- Oct 30, 2017
Abstract
O curso de Engenharia de Minas sofreu uma expansão, juntamente com todo o ensino superior no país, por volta de 2005. O objetivo do presente estudo é avaliar as características dos cursos do país e realizar uma comparação com cursos de outros países com grande produção mineral. Foi feito um levantamento inicial a partir de informações disponíveis nos sites do MEC, INEP e das universidades. Como complemento, realizou-se um questionário com os coordenadores dos cursos de Engenharia de Minas do Brasil. Foram compilados ainda dados relativos à estrutura curricular e carga horária dos cursos de Engenharia de Minas dos EUA, Canadá, Austrália, Chile e África do Sul. Em relação à comparação das grades curriculares com os cursos de outros países, observou-se que no Brasil o curso possui uma maior cara horária de Tratamento de Minérios em detrimento da lavra. Nos demais países estudados, o foco das disciplinas é a lavra, já que nestes países a área de Tratamento de Minérios é assunto de outras Engenharias.
Citation
APA:
(2017) Um Diagnóstico Dos Cursos De Graduação Em Engenharia De Minas E Realização De Um Comparativo Com Cursos De Outros Países Com Grande Produção MineralMLA: Um Diagnóstico Dos Cursos De Graduação Em Engenharia De Minas E Realização De Um Comparativo Com Cursos De Outros Países Com Grande Produção Mineral. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.